sábado, 26 de março de 2011

Kisaeng

Ficheiro:Korea-Kisaeng-01.jpg
*
Joven kisaeng por volta de 1910.
*
Kisaeng (também escrito gisaeng), às vezes chamado ginyeo (기녀), são artistas femininas coreanas que trabalham para entreter os homens. 
Elas apareceram pela primeira vez na Dinastia Goryeo, e eram legalmente animadoras dos homens do governo, necessárias para executar várias funções para o Estado.
 Muitas foram empregadas na corte, mas elas também estavam espalhadas por todo o país. 
Elas foram cuidadosamente treinadas, e freqüentemente realizavam artes plásticas, cuidados médicos, bordados, poesia e prosa, embora os seus talentos foram frequentemente ignorados devido ao seu estatuto social inferior.
As kisaeng tinham o status de cheonmin, a mais baixa da sociedade. 
Elas compartilharam esse status com outros artistas, bem como açougueiros e escravos. 
Esse status era hereditário, por isso os filhos de uma kisaeng também foram cheonmin do estado, e as filhas kisaeng automaticamente tornaram-se kisaengs.
Algumas das histórias mais antigas e populares da Coréia, como o conto de Chunhyang, caracteriza as kisaeng como heroínas. 
Embora os nomes da maioria dos kisaeng reais foram esquecidos, alguns são lembrados por um atributo, tais como talento ou lealdade.
Muito poucas casas kisaeng tradicionais continuam a operar na Coréia do Sul, e muitas das tradições e danças foram perdidos para sempre. 
Algumas empresas sul-coreanas convidam empresários estrangeiros para uma casa kisaeng, mas o lugar é mais uma interpretação moderna ou uma sombra do que a casa kisaeng foi no passado.
*
Fonte de Pesquisa:
*
Ficheiro:Korea-Kisaeng-01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...