sábado, 26 de março de 2011

Oiran

Ficheiro:Suzuki Haronubu oiran ukiyo-e.jpg
*
Oiran se preparando para um cliente, ukiyo-e pintura de Suzuki Haronubu (1765).
*
Oiran (em japonês: 花魁?) eram cortesãs de alta classe no Japão. 
A palavra “oiran” consiste de dois kanjis, 花 significando "flor", e 魁 signigficando "líder" ou "primeiro." Aspectos culturais da tradição oiran continuam sendo preservadas até hoje.
 As oirans surgiram no período Edo, 1600 - 1868. 
Neste tempo, as leis foram passadas restringindo bordéis a distritos murados à alguma distância do centro da cidades. 
Nas cidades principais esses foram. Shimabara em Quioto, Shimmachi em Osaka, e em Edo (atualmente Tóquio), Yoshiwara.
 Esses rapidamente cresceram e se tornaram-se próprios "Quartéis do Prazer” , oferecendo todas as maneiras de entretenimentos. 
Dentro, o status de cortesãs tinham nenhum outros distinto senão estrita hierarquia de acordo com a beleza, caráter, obtenções educativas e habilidades artísticas. 
Entre as oirans, tayū (em japonês: 太夫 ou 大夫?) eram consideradas as prostitutas de status mais alto, e eram consideradas convenientes para o daimyo. 
Só o mais rico o e de status mais alto podiam patrociná-las.
Para entreter os seus clientes, a oiran praticava artes de dança, música, poesia e caligrafia, e um juízo educado era considerado essencial à conversação sofisticada.
O isolamento dentro dos distritos fechados resultou que as oirans ficassem altamente ritualizadas de tantos modos e cada vez mais ficou de fora das mudanças sociais. 
A etiqueta estrita comandava os padrões do apropriados de comportamento. 
O seu discurso modo de falar permaneceu formal e não a língua comum. 
Um visitante casual não seria aceito; os seus clientes os intimariam com um convite formal, e a oiran passaria pelas ruas em uma procissão formal com um acompanhamento de empregados.
 Os trajes usados ficaram cada vez mais ornados e complexos, culminando em um estilo com oito ou mais alfinetes e pentes no cabelo, e muitas camadas prescritas de artigos de vestuário altamente ornamentados conseguidos daqueles do oiran mais primeiro do primeiro período Edo. 
Semelhantemente os entretenimentos oferecidos também foram derivados das primeiras oirans gerações antes. 
Enfim, a cultura tayu tornou-se cada vez mais exclusiva e remota da vida diária, e os seus clientes diminuíram.
A ascensão da gueixa terminou a era da oiran. 
A gueixa praticava os entretenimentos comuns preferidos pelo povo daquela época, e era muito mais acessível ao visitante casual. 
A sua popularidade cresceu rapidamente e eclipsou o das oirans. 
A última oiran registrada foi em 1761. 
As poucas mulheres restantes que ainda atualmente praticam as artes de oiran (sem o aspecto sexual) fazem para uma preservação da herança cultural e não como uma profissão ou estilo de vida.
*
*
Oiran
Créditos da imagem:
Okinawa Soba
*
Parada da cortesã
Bunsui Sakura Matsuri Oiran Dōchū é um evento gratuito mantido em Tsubame, Niigata. 
O Dōchū é uma forma encurtada de oiran-dochu, também o nome da passeata que as cortesãs superiores fazem em volta do quarteirão, ou a parada que elas fazem para escoltar os seus hóspedes. 
Estas paradas tem 3 oiran em plena regalias - Shinano, Sakura e Bunsui - entre o florecer das cerejeiras em Abril com aproximadamente 70 empregados de acompanhamento.
 Cada oiran em sandálias altas de plataforma de 15 cm, dando a patada um nome alternativo, a Parada de Sonho de Echigo (Echigo no yume-dochu). 
O evento é extremamente popular através do país, e mais de 100 pessoas por todos os lados do Japão solicitam 3 oirans e fazem papéis de empregado da parada.
*
*
Oiran
Créditos da imagem:
Okinawa Soba
*
Na cultura popular
No universo de Pirilampo criado de Joss Whedon, a fusão de culturas asiáticas e Ocidentais leva à criação da casta 'de Companheiro', que carrega uma semelhança forte tanto à oiran como à hetaera.
Na minisérie de televisão Shogun, John Blackthorne (Anjin-san) é presenteado com uma oiran, como recompensa de seu serviço fiel ao Lord Toranaga.
A personagem de videogame Setsuka de Soul Calibur III é uma mistura de oiran e Rainha de Copas.
Uma oiran foi representada no filme "Sakuran (2007)," estrelando Anna Tsuchiya.
No manga/Anime Samurai X (Rurouni Kenshin), uma ex-oiran chamada Yumi era amante do principal antagonista, Shishio.
Também, no manga e anime Pacificador Kurogane, se não trabalhando como um shinobi de Choshu, Akesato é uma oiran de primeira qualidade no distrito Shimabara.
*
Fonte de pesquisa:
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...