sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jardim Japonês

Ficheiro:07. Japanese Garden Pano, Cowra, NSW, 22.09.2006.jpg
*
Jardim japonês em Cowra, Austrália

Créditos da Imagem:
*
Um Jardim Japonês ou Nihon Teien (日本庭园) é parte integrante da tradição nas casas do Japão, nas proximidades de parques nas cidades, em templos budistas ou xintoístas, e locais históricos, tais como antigos castelos. Muitos dos mais famosos jardins japoneses do Ocidente, e também no próprio Japão, são os jardins Zen. Como a tradição da cerimônia do chá, os jardins japoneses constituíram uma característica bem peculiar, uma reminiscência do Japão feudal.
*
Ficheiro:RyoanJi-Dry garden.jpg
*
O jardim Zen do Templo Ryoan-ji
*
Jardim de pedras japonês
Um jardim de pedras japonês (枯山水 Karesansui, em japonês), ou jardim Zen é uma campo raso de areia contendo areia, cascalho, pedras e muitas vezes grama ou outros elementos naturais.
Os principais elementos de um karesansui são pedras e areia, com o mar simbolizado não por água, mas por areia revolvida em desenhos que sugerem ondulações na água.
As plantas são pouco importantes (e às vezes, inexistentes) em muitos jardins karesansui.
 Muitas vezes, mas não sempre, os jardins saresansui são projetados para serem vistos de uma única perspectiva e as rochas são muitas vezes associadas com montanhas chinesas, recebendo seus nomes daí.
*
Ficheiro:Zen Garden.jpg
*
Pequeno jardim de pedras manual.
Créditos da Imagem:Zen Garden/Wikimédia Commons
*
O jardim karesansui no Templo Ryōan-ji
Existe um famoso jardim de pedras japonês no Templo Ryōan-ji em Quioto. Ryoanji é um templo que pertence à escola Myoshinji da Escola Rinzai de Zen, famosa por seus jardins Zen.
O jardim foi construído no estilo karesansui. Ele mede 30 metros na direção leste-oeste e dez metros na direção norte-sul. Não há árvores, apenas 15 rochas de formatos irregulares e tamanhos variáveis, algumas das quais, circundadas por musgos, e organizadas em um leito de cascalho branco revolvido diariamente.
As pedras de vários tamanhos estão organizadas sobre pequenos seixos brancos e divididas em cinco grupos constituídos de cinco, dois, três, dois e três pedras. As 15 pedras existentes no jardim estão espalhadas de maneira que os visitantes só possam ver 14 delas por vez a partir de qualquer ângulo em que se olhe.
De acordo com a lenda, apenas quando alguém obtém iluminação espiritual, como resultado de uma meditação Zen profunda, consegue ver a última pedra com seu olho do meio.
O jardim não é atribuído a nenhum autor em particular, ainda que se acredite que um artista chamado Soami (1480?-1525), juntamente com Daisen-in tenha desenhado e disposto o jardim.
No entanto, os arquivos do templo são contraditórios e indicam mais alguns envolvidos, e nas costas de uma das quinze pedras estão escritos os nomes de Kotaro e Hikojiro, que podem ser dois dos trabalhadores responsáveis pela atual construção.
*
Ficheiro:SFGGPTGZenGarden.jpg
*
Pequeno jardim de pedras no Jardim do Chá japonês no Parque Golden Gate, em São Francisco.
Créditos da Imagem:Zen Garden/ Wikimédia Commons
*
Houve muitas tentativas de explicar a organização dos jardins Zen. Algumas delas são:
O cascalho representa o oceano e as pedras, as ilhas do Japão;
As pedras representam a mãe tigre com seus filhotes nadando em direção a um dragão;
As pedras formam parte do kanji para coração ou mente.
*
Fonte de Pesquisa e créditos:

2 comentários:

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...