terça-feira, 12 de abril de 2011

Crisântemo = Chrysanthemum

Ficheiro:ChrysanthemumMorifolium2.jpg
*
Chrysanthemum morifolium
*
Chrysanthemum, de nome vulgar crisântemo (em grego χρυσἄνθεμο transl. Krysanthemo), é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
É uma planta de tradição de cultivo milenar nos países asiáticos.
Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". 
Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas (as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea). 
Era o distintivo oficial do exército e uma exclusividade da nobreza.
Foi levado ao Japão pelos budistas. 
Por sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo". 
*
Ficheiro:White flower with beetle.jpg
*
Chrysantemum coronarium com escaravelho da espécie Anogcodes fulvicollis.
*
Existia a lenda de que uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho, traria vida longa e saudável.
Foi levada para o ocidente no século XVII. 
O nome foi-lhe atribuído por Carolus Linnaeus, combinando o prefixo grego chrys-, que significa dourado (a cor das flores originais), e -anthemon, que significa flor.
Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. 
Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. 
Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro.
Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto. 
Prefere clima quente e úmido.
*
Fonte de Pesquisa:
*
Frase para Meditação:
"Não caminhe na minha frente; eu não posso seguí-lo. 
Não caminhe atrás de mim; eu não posso conduzí-lo. 
Apenas caminhe a meu lado e seja meu amigo."
 (Albert Camus)
*
Chrysanthemum morifolium

2 comentários:

  1. Ele é tão simples e tão belo. Costumo comprar para minha casa. Eu adoro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Sissym!
    Concordo com você,simples e belos.
    Eu também os adoro, são majestosos.
    Obrigado por sua presença.
    Seja sempre muito bem vinda!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...