quarta-feira, 30 de março de 2011

Lenda da Rapariga das Laranjas (Açores)

Ficheiro:OrangeBloss wb.jpg
*
Laranja e sua respectiva flor.
*
A Lenda da Rapariga das Laranjas é uma lenda portuguesa contada predominantemente nos Açores.
*
Lenda
Segundo a lenda, a rapariga era uma jovem que vivia perdida na solidão, no temor e nos sonhos. 
No seu imaginário, passava os dias à espera de um dia reencontrar o seu querido príncipe encantado, que as adversidades da vida um dia levaram para longe de si.
Dada a sua tristeza, os deuses compadeceram-se dela e levaram-na a que fosse consultar um oráculo no sentido de proceder à procura de conselho e ajuda. 
Levada pelas intenções divinas, ela assim fez. 
Durante a sua consulta ao oráculo, a sibila, com a sua sapiência, ternura e simpatia, arrancou-a ao seu marasmo e levo-a para outro lugar, para um sítio mais bonito e luminoso, onde a Menina das Laranjas poderia ser de novo erguida como do nada fosse, com o nascer de uma obra de arte.
Depois de ter saído do marasmo em que se encontrava, a Rapariga das Laranjas percebeu que nenhuma das portas que a assombravam, que a rodeavam e que julgara fechadas para sempre, tinham qualquer fechadura. As portas abriam-se simplesmente à sua aproximação.
Pôs-se a deambular pelos caminhos que se encontravam por detrás das portas, até que ao chegar-se a uma dessas portas encontrou caída no chão uma bela laranja coberta de ouro. 
Admirada, juntou a laranja para não mais a largar, de tal modo ficou maravilhada com o fruto.
 Desse esse dia para a frente, a Rapariga das Laranjas nunca mais parou de procurar o laranjal mencionado pela sibila durante a consulta ao oráculo que lhe revelara existir um esplêndido laranjal, local de onde teria vindo a laranja que encontrara.
A Rapariga das Laranjas deu início a um longo caminho na tentativa de encontrar o laranjal, que era tido por ser o mais sublime e paradisíaco lugar que alguma vez sequer imaginar ou sonhar encontrar. 
Quando finalmente o encontrou, sentiu-se livre e segura, da laranja de ouro que sempre conservara na mão imanou uma luz que lhe permitiu ver a presença subtil do seu amado príncipe que há muito se ausentara. 
Pode de novo e finalmente voltar a acreditar no amor.
*
Fonte de pesquisa:
*
Ficheiro:OrangeBloss wb.jpg

2 comentários:

  1. Olá Alma abençoada!

    É bem interessante como podemos perceber que tudo está dentro de nós e se faz necessário em nossa caminhada, enquanto estivermos nos caminhos das ilusões, estas se farão aparentemente verdadeiras, mas, ao despertarmos, podemos ver que tudo era só uma forma, um meio ao qual acreditamos e por isso se mantem, quando o bem irradia e a luz da consciência clareia, voltamos ao mundo do bem que os traz a verdade e nos alegramos e assim podemos viver o sonho guardado em nosso coração!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Olá Linda Vera Luz!
    Realmente amiga,ela esteve presa a ilusões mesmo,eu percebi logo na lenda,o mesmo que muitas vezes acontece conosco,nos apegamos as ilusões e essas nos fazem sofrer,mas é sempre tempo para o despertar e esse despertar nos faz melhores e mais fortes.
    Mais determinados e com mias consciência.
    Obrigado amiga querida,pela sua presença.
    Seja sempre muito Bem Vinda!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...