terça-feira, 29 de março de 2011

Kokeshi ( Bonecas Japonesas )

Ficheiro:Kokeshi 20101105.jpg
*
Kokeshi (em japonês 小芥子 ou こけし) são bonecas japonesas, originárias do norte do país. 
Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. 
Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. 
Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas. 
Na parte inferior é marcada com a assinatura do artista.
*
*
Histórico
As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. 
Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão.
*
*
Formatos
Tradicional - As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. 
Compreendem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. 
O tipo mais comum é o Naruko, variante feita originalmente em Miyagi, podendo também ser encontrada em Akita, Iwate e em Yamagata. 
A rua principal da fonte termal de Naruko é conhecida como Rua da Kokeshi, e possui lojas que são dirigidas diretamente pelos escultores de Kokeshi.
Criativas - As formas criativas da Kokeshi (Shingata) o artista permite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores, e passou a ser desenvolvida após a II Guerra Mundial. 
Elas não estão restritas a uma determinada região do Japão, e os artistas das Kokeshi Criativas moram nas grandes cidades.
*
Ficheiro:Kokudo48Go2005-10Sakunami.jpg
*
Monumentos às bonecas Kokeshi (Miyagi)
*
A madeira usada para a confecção das Kokeshi varia. Para um tom mais escuro, é usada a cerejeira e as Cornus para tons suaves. 
O Itaya-kaede, espécie de bordo japonês, também é usado. 
Tanto para a escultura das formas tradicionais como criativas, a madeira é colocada ao ar livre para descansar durante um a cinco anos, antes de poder ser usada.
*
*
Significados metafóricos
Algumas versões dão que, embora o nome oficial da Kokeshi seja "小芥子", sua verdadeira denominação original seria "子消し", siginificando "crianças perdidas".
Simbolizam a alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida, esse é o motivo mor da boneca kokeshi.
*
Ficheiro:Kokeshi-finishing.jpg
Artesão trabalhando uma kokeshi.
*
Religião
Os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. 
Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação além morte. 
Os familiares mantém a boneca sobre os lápides ou em casa quando o corpo é cremado. 
É tradição adotar bonecas "abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.
*
Oferendas
Sob a justificativa de alegrar o espírito da criança que está retido na boneca, é tradição oferecer frutas, doces, brinquedos e origami mensalmente no dia da morte da criança, evitando assim azar ou maldição.
*
Fonte de Pesquisa:
*

4 comentários:

  1. Mais uma aula de conhecimento e cultura, parabéns pela postagem, um grande abraço e um ótimo final de semana.

    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Rangel!
    Que legal amigo que você gostou!
    Muito interessante a arte e a cultura de outros países não é mesmo?Quando conhecemos a história de um povo,vamos cada vez mais entendo sua forma de agir,sou uma pesquisadora de culturas diferentes.
    Para ser sincera cada vez mais me encanto.
    Obrigado por sua presença,um ótimo final de semana para você também querido!
    Seja sempre muito Bem Vindo!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  3. A diversidade da cultura oriental é surpreendente. São coisas tão peculiar, que, dificilmente conseguimos comparar a outros países. Embora cada um contribuem com sua arte.

    Abraços,
    Adilson

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr.Adilson!
    Concordo com tudo que o Sr.disse é surpreendente,tem muitas novidades ainda,estou encantada com os Países cada um com sua cultura e histórias.Obrigado por sua presença.
    Seja sempre muito Bem Vindo!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...