quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bullying (Eu fui vítima)

Ficheiro:Bullying Irfe.jpg
O bullying escolar na infância é uma prática observada em várias culturas.
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Eu fui vitima de bullying ,muito tempo se as pessoas soubessem como elas agridem o psicológico 
de outras pessoas a tal ponto de causar um  trauma por toda a vida.
Se você usa óculos você é quatro olho, dois olhos biônicos, ...
Fizeram isso comigo na escola!
Se você é magro, você é Olivia palito, magricela,ta doente,passando fome,tábua...
quando eu era criança era assim que se referiam a mim na escola.
Se você é  gordinho, você é baleia, barril de chop, relaxado...
As pessoas não pensam o quanto elas agridem com essas palavras,as vezes a pessoa esta com
um problema de saúde (obesidade,tiróide,entre outras).
No meu caso, quando engravidei de minha segunda filha a Amanda, engordei 30 kg.
Um dia fui ao médico fazer pré-natal, quando estava voltando dois rapazes chegaram atrás de mim
e começaram a rir, olha só ela engoliu uma semente de melancia, sua ridícula você não tem
espelho em casa não?
eu estava grávida de 7 meses e ouvindo essas ofensas,
virei para ele e respondi:
Essa semente que engoli foi a mesma que a sua mãe engoliu, mas com a diferença, 
quando minha semente der fruto, vou ensinar a ela a ser um ser humano, que respeite as pessoas,
que ame as pessoas com seus defeitos e qualidades.
Vou te dar um conselho: faça um tratamento ,pois nas suas agressões, você sofre muito mais que eu que sou ofendida,porque a gente só da aquilo que tem.
(Ele estudava na Faculdade do lado de minha casa, não era nenhum ignorante e sem informação,sabia muito bem o que fazia).
Se você é pobre, você é motivo de deboches.
Quando eu era criança era muito pobre e não tinha roupa para vestir,eu passeava nos finais de semana com o uniforme do colégio,era a única roupa que tinha e mesmo assim tinha ganho da diretora do colégio.
Quando meus colegas me via na rua,e, chegando no colégio eles riam de minha cara,
me chamava de pobretona, se eu não tinha vergonha de andar com aquela roupa no final de semana,
eu respondi: eu não, ainda agradeço a Deus por ter essa e por ter minha família.
E você que tem tudo e não tem amor e respeito pelas pessoas, eu teria vergonha se fosse como você.
Me batiam no colégio, agrediam com palavras, você cresce e as pessoas continuam fazendo isso cada vez mais. Se você é negro, te chama de um monte de coisas que nem vou falar aqui porque acho uma agressão!
Um País que deve tanto aos nossos negros serem tratados com falta de respeito.
Se você é branco, te chamam de branquelo,omo total radiante,gasparzinho....
E por ai vai, quantos nomes eles inventam,mente fértil para o mal.
Características dos bullies
Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um deficiente em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser fatores de risco em particular Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a auto imagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal. Os "bullies" sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, valentões e verdugos.
Por isso, devemos ficar de olho em nossos filhos para observar se ele esta sendo uma vítima ou até mesmo um agressor.
Minha filha mais nova foi vítima do bullying, pegaram a foto dela,fizeram uma montagem e espalharam no orkut, quando ela chegou no outro dia no colégio, ela me ligou chorando, que todos estavam rindo e debochando da cara dela. (meu coração ficou a mil).

Procurei descobrir quem foi, delatei para o orkut a pessoa(que era a coleguinha dela do colégio), e excluíram ela. Depois de um tempo ela pediu desculpas em minha filha.
Conversei muito com ela, falei que não era para ela revidar as agressões e que deixasse que tudo iria se acertar, e assim foi. Mas sei que existem casos que chegam ao extremo,e por isso precisa de medidas mais enérgicas.
Tipos de bullying
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
Isolamento social da vítima.
Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
Chantagem.
Expressões ameaçadoras.
Grafitagem depreciativa.
Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas.
Locais de bullying
O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.

Legislação
A legislação jurídica do estado brasileiro de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredi-las, causando dor e angústia. 
Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico, mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de bullying pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram nesse contexto.
No estado brasileiro do Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em 23 de setembro de 2010 institui a obrigatoriedade de escolas públicas e particulares notificarem casos de bullying à polícia. Em caso de descumprimento, a multa pode ser de três a 20 salários mínimos (até R$ 10.200) para as instituições de ensino.
Condenações legais
Dado que a cobertura da mídia tem exposto o quão disseminada é a prática do bullying, os júris estão agora mais inclinados do que nunca a se simpatizarem com as vítimas. Em anos recentes, muitas vítimas têm movido ações judiciais diretamente contra os agressores por "imposição intencional de sofrimento emocional", e incluindo suas escolas como acusadas, sob o princípio da responsabilidade conjunta. Vítimas norte-americanas e suas famílias têm outros recursos legais, tais como processar uma escola ou professor por falta de supervisão adequada, violação dos direitos civis, discriminação racial ou de gênero ou assédio moral.
No Brasil
Uma pesquisa do IBGE realizada em 2009 revelou que quase um terço (30,8%) dos estudantes brasileiros informou já ter sofrido bullying, sendo maioria das vítimas do sexo masculino. A maior proporção de ocorrências foi registrada em escolas privadas (35,9%), ao passo que nas públicas os casos atingiram 29,5% dos estudantes.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como o Orkut.
Em 2009, uma pesquisa do IBGE apontou as cidades de Brasília e Belo Horizonte como as capitais brasileiras com maiores índices de bullying, com 35,6% e 35,3%, respectivamente, de alunos que declararam esse tipo de violência nos últimos 30 dias.
POR QUE ABORDEI ESSE TEMA:
Quero apenas abrir os olhos de quem faz e de quem é vítima!
Se você é vitima, procure seus direitos , mas siga sua vida adiante sem remoer essas dores, pois você não é nada disso do que falam, não se deixe abater por palavras que castigam sua alma, procure se espiritualizar,
se harmonizar com a natureza e bloquear qualquer pensamento de vingança.
Tenha certeza que você irá sair mais que vitorioso dessa situação!
Creia pois:
"Os humilhados serão exaltados"
Se você é o agressor:
Tome cuidado,pois assombras o acompanham e quando você tem essa companhia com certeza ela vai te deixar em maus lençóis!
E não esqueça a internet não é mar sem dono!
Sei que você é o maior sofredor,então procure se tratar, procure ajuda!
O importante é ser feliz e fazer as pessoas felizes!
E isso é uma conquista dia-a-dia, prestando muita atenção na forma que se fala e da forma que se age,
sendo assim construíremos um mundo melhor e mais fraterno.
E cuidado você que agride um dia será agredido!
Pois aquilo que fizestes voltará numa intensidade muito maior!
(Cacau)
EU SOU CONTRA O BULLYNG!
OU QUALQUER FORMA DE AGRESSÃO
CONTRA MEU SEMELHANTE!
Vou indicar um livro que fala sobre o tema em questão:
Bullying - Mentes Perigosas na Escola
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

6 comentários:

  1. Claudia, ficou muito esclarecedor seu post... Parabens!!!
    Me preocupo muito pq sou mae de primeira viagem e sei q qd minha bb comece a ir a escola, tenho q estar atenta a td isso...
    Fora isso, eh um tema q sempre ocorreu, mas ao mesmo tempo, super atual!
    Adorei!
    Grande abraco,
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Buenas Cacau,

    esse problema sempre existiu, agora que resolveram dar um nome "chic" para ele. Mas acontece em casa, na escola, no trabalho, etc...sempre o conhecemos por "preconceito" (racial, religioso, estético, intelectual, etc).

    Bom post

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá Cacau!
    Bem, minha amiga querida, infelizmente os diversos tipos de preconceitos sempre existiram. Hoje, com a "moda" do bullying resolveram incluir todos eles nessa categoria. Quando eu era jovem (até meus 13 anos) eu era dentuça, logo o meu apelido era Mônica...rsrs...Eu chegava em qualquer lugar e já cantavam: "Mônica, abraça o elefante e beija ele bastante...". Era magra, magra...logo, me chamavam de Olívia Palito ou "pau de virar tripa". Se eu te disser que gostava ou não me incomodava, estarei mentindo (claro!), porém, como a própria natureza ensina, aprendi a conviver com isso, buscando sempre ressaltar (para mim e não aos outros) o meu melhor. Portanto, eu era uma das melhores alunas da escola, participei e ganhei diversos concursos de redação e português, então, as pessoas (mesmo que por interesse) se aproximaram de mim e começaram a ver aquela menina dentuça e magrela como "alguém" que ia além de seus atributos físicos. Minha mãe sempre me ensinou a ter respeito por mim e a não me "maltratar" e foi assim que aprendi a ignorar determinados comentários ou atos. Aprendi a fazer as minhas escolhas e a estar entre os que me aceitam e me querem bem pelo que sou e não pelo que posso oferecer. E assim ensino os meus filhos.
    O que eu não tolero e jamais vou ficar de braços cruzados é a violência física e a agressão verbal. Isso, principalmente quando em bando, é um ato de covardia onde o mais fraco sai com ferimentos e alguns até para o resto da vida. Do resto, aprendemos a conviver com a ignorância humana , agindo com superioridade e nos valorizando. O nosso valor não é preciso ser dito por ninguém! Basta que nós saibamos quais são e assim seguimos a vida com muita dignidade.
    Grande beijo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Claúdia mto bom seu post, esclarecedor. Tb sou contra o buylling e, me agrada que agora ele chame a atenção da sociedade para ser combatido, pq infelizmente, ele sempre existiu, mas era camuflado como sendo brincadeirinha boba... Isto qdo não diziam p/ vítima que ela que deveria ter feito algo p/ provocar o buylling, pq ninguém mexeria com ela do nada.... Felizmente, esse equívoco tem sido esclarecido, e mto se tem combatido esta praga!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia, bom não sou mulher, muito menos linda......rsrsr, caí aqui pelo tema da sua postagem. Também sou totalmente contra o bullying, apesar de não o ter sofrido na escola ou em outro lugar, mas no meu blog (Guiblogado) fiz um post em resposta a um 'pseudo' jornalista, blogueiro hospedado no R7 que apresenta vários argumentos os quais explicam porque ele é a favor do bullying. Ele diz que se a criança não for humilhada na escola cresce um panaca, ou que ela precisa encarar o mundo real desde criança, entre outras coisas. Gostaria que você me fizesse uma visita e desse uma olhada no post, onde inclusive deixo o link da postagem do blogueiro. Tenho certeza que você e seus leitores vão se surpreender pelo que vão ver. Eu me indignei, inclusive deixei um comment no blog dele e a partir daí nunca mais visitei ou visitarei. Aguardo sua visita e de seus leitores. Abç!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post....precisamo falar mais sobre isso...abraços, Fabiano www.portalcolina.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...