quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lenda da Lagoa do Negro

*
A Lenda da Lagoa do Negro é uma tradição da ilha Terceira, nos Açores. 
Versa sobre a origem do nome da Lagoa do Negro, junto à Gruta do Natal.
*
Lenda
Segundo a lenda, há alguns séculos existia uma família nobre na Terceira que tinha, como era costume na época, escravos negros.
 A filha do morgado, habituada a receber as ordens do pai que eram compridas de forma inquestionável por todos, aceitou com naturalidade um casamento imposto por conveniência para a união de terras e aumento do poder.
Era um casamento sem amor mas, por boa educação e honestidade, ela submetia-se ao marido. 
No entanto, a morgada tinha um amor proibido socialmente inaceitável por um escravo negro, que lhe retribuía o sentimento.
Um dia o escravo negro falou com a sua amada e, juntos, chegaram à conclusão que o seu amor era impossível no mundo em que viviam. 
Só poderiam viver juntos se fugissem. 
No entanto, o marido da morgada tinha ordenado a uma das aias da esposa que a seguisse por todo o lado.
Ficheiro:Lagoa do Negro, Angra do Heroísmo, interior da ilha Terceira, Açores, Portugal1.jpg
Lagoa do Negro, Terceira.
*
Tendo ouvido a conversa entre a morgada e o escravo, esta informou o amo, que ordenou aos seus capatazes que prendessem o escravo.
Ao ouvir o ladrar dos cães de caça ao longe, e sabendo que não era dia de caçada, o escravo desconfiou que andavam à sua procura e pôs-se em fuga pelos campos, em direcção ao interior da ilha. 
Após um dia e uma noite em fuga, caminhando por montes, vales e difíceis veredas, o fugitivo cansado e sentindo os cavalos já próximos, não tinha mais forças para correr ou sequer andar. 
Sem ter onde se esconder, resolveu parar e por ali ficar, abandonando-se à sua sorte.
Começou a chorar, e as suas lágrimas rapidamente se multiplicaram e fizeram nascer uma linda lagoa à sua frente, aninhada ao lado de uma colina arborizada. 
Quando se apercebeu da lagoa, os cavalos já estavam quase sobre ele. 
Não tendo mais para onde fugir, atirou-se da colina para as águas escuras e serenas da bela lagoa, onde se afogou.
*
Fonte de Pesquisa:
*
Frase para Meditação:
ATOS
Nossos atos tecem asas de libertação ou algemas de cativeiro, para a nossa vitória ou nossa perda.
(Livro Ação e Reação)
*

4 comentários:

  1. Eu torci por um final feliz, mas .... nao foi.
    Linda a lenda, embora triste.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Sissym!
    Eu também torci para um final feliz,realmente é linda concordo com você embora seu final,não foi como queríamos.Obrigado pela presença.
    Seja sempre muito Bem VInda.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, apesar de triste, mas ainda não conhecia essa lenda! Sabe que aqui na minha terra em uma cidade próxima que já deve ter ouvido falar, Gramado, temos um lago que se chama Lago Negro. Lembrei na hora quando vi o título, mas esse lago foi construído artificialmente após um incêndio que destruiu a mata daquela região. Foram abertas valas para conter o fogo e com isso encontraram uma vertente e a abundância de xaxins permitiu drenar o fundo e as laterais da vala. A vertente tomou o lugar e preencheu o lago que recebe esse nome porque foram trazidas mudas da Floresta Negra da Alemanha para decorar suas margens. É um lugar muito lindo, se já não conhece, sugiro que faça o passeio, pois vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Célia!
    Eu também não conhecia e achei ela super delicada apesar de ser triste.já ouvi falar sim em Gramado e sou louca para conhecer,eu não sabia desse detalhe que tinha um Lago Negro em Gramado.Nossa amiga que história interessante,gostei de saber e quando eu tiver uma oportunidade com certeza eu vou querer conhecer.Obrigado por sua presença,amei seu comentário.Seja sempre muito Bem Vinda.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin

    ResponderExcluir

Obrigado por sua linda presença e seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...